Por Evangelina Sosa
É muito fácil saber sobre as ações de sustentabilidade das grandes empresas, sendo que a maioria delas são publicadas em seus relatórios anuais e podem ser consultadas on-line.
A informação tornou-se uma ferramenta para gerenciar o consumo e, por este motivo, visibilidade e transparência são pontos-chave em qualquer estratégia de negócios. Então como funciona a divulgação de um projeto de sustentabilidade em pequena e média escala?
A visibilidade depende muito da organização que está promovendo o projeto e das alianças com seus sócios estratégicos, que podem ser universidades, agências governamentais ou mesmo a mídia.
Quando a visibilidade é o plano de ação
Durante o ano de 2019, uma fundação na área da província de Chaco, Argentina, realizou uma ação para convidar designers de roupas a criar uma coleção utilizando princípios de design regenerativo. O objetivo desta campanha era aumentar a conscientização dos problemas da comunidade Qom, povo indígena do norte de nosso país.
Vários meses depois, em abril do ano passado, saiu a coleção de roupas da linha de bem-estar, composta de cobertores e roupões, que eram fabricados com algodão orgânico, cultivados por famílias da comunidade Qom.
O cultivo do algodão com a qual a comunidade trabalha não contém nenhum agroquímico, o que permite que a planta do algodão se desenvolva de forma mais produtiva, pois pode florescer até três vezes mais do que uma planta que recebe tratamento químico.
A história de sucesso deste tipo de empreendimento demonstra que o trabalho colaborativo é a maneira de impulsionar a mudança sistêmica, como a equipe Animaná está fazendo em conjunto à comunidade andina.
A visibilidade de tais conquistas continua sendo fundamental para o posicionamento dos produtos gerados, razão pela qual é tão importante trabalhar com sócios estratégicos visando alavancar resultados benéficos para a economia, a sociedade e o meio ambiente.
Fuente:
Imagen “Comunidades qom producen algodón agroecológico” Disponível em: https://www.nodal.am/2020/11/argentina-comunidades-qom-producen-algodon-agroecologico/ [acessado em 26 de abril de 2022].
“El diseño como herramienta para visibilizar una problemática” Disponível em: https://www.cronista.com/negocios/el-diseno-como-herramienta-para-visibilizar-una-problematica/ [acessado em 26 de abril de 2022].
“quiénes son los Qom” Disponível em: https://www.infobae.com/2013/01/12/691084-quienes-son-los-qom/ [acessado em 26 de abril de 2022].
“Hilado de algodón agroecológico de la Red No´Oxonec y del INTA Saenz Peña” Disponível em: https://inta.gob.ar/noticias/hilado-del-algodon-agroecologico-de-la-red-no%C2%B4oxonec-y-del-inta-saenz-pena [acessado em 26 de abril de 2022].
Comentários