A quantidade de incêndios na América Latina aumentou para enormes proporções desde o final de 2021 e começo de 2022. As altas temperaturas, a diminuição de precipitações e as falhas no planejamento de longo prazo estão gerando consequências perigosas que afetam o meio ambiente e a produção.
O que acontece quando milhares de hectares pegam fogo e preciosos quilômetros quadrados de animais e vegetação são perdidos? Talvez possamos sensibilizar-nos, apoiar causas que ajudem a prevenir ou mitigar as consequências dos incêndios, mas se moramos na cidade, é provavelmente muito difícil imaginar como isso pode impactar nossa vida cotidiana.
Existem diferentes enfoques no problema dos incêndios. O impacto principal fica na extensão dos períodos de seca, o qual tem efeito direto no abastecimento de água para consumo humano e animal, provocando terras secas e uma vegetação pouco úmida que se transforma em material inflamável.
A produção sustentável está em risco?
O problema dos incêndios, como todos os problemas ambientais, tem diferentes enfoques que abordam desde as causas naturais até as decisões dentro da arena política. As decisões que antes pareciam ser de longo prazo agora são estratégias de sustentabilidade básica.
É importante promover e incentivar a produção sustentável, já que ela permite considerar outros mecanismos de desenvolvimento, como as técnicas tradicionais usadas por culturas locais, tal como faz Animaná no ciclo dos produtos.
As roupas de Animaná se produzem a partir de animais que são cuidados e criados de forma sustentável. As espécies de alpaca, vicunha, guanaco, lhama e ovelha ficam espalhados por diversos países como o sul do Peru, Equador, Chile e Argentina. Pelos efeitos do fenômeno La Niña, essas zonas estão vivendo um período de seca prolongada e por isso é extremamente importante que no momento de planejamento e de tomada de decisões políticas, aquelas características do ambiente sejam parte da estratégia de cada país.
É curioso que alguns eventos nos parecem tão distantes da nossa vida cotidiana só porque acontecem a vários quilômetros. O problema do aquecimento global está diretamente relacionado ao nosso estilo de vida, e eis o problema. É sobre nossa capacidade de aprender e evoluir para uma nova forma de viver em harmonia com o ambiente.
Fonte:
La producción ya perdió $23.000 millones por los incendios en Corrientes, pero el impacto económico podría ser mayor. La Nación. Disponível em: https://www.lanacion.com.ar/economia/campo/ganaderia/la-produccion-ya-perdio-23000- millones-por-los-incendios-en-corrientes-pero-el-impacto-economico-nid14022022/ [Acesso eml 21 de fevereiro de 2022]
Incendios: esta vez fue Corrientes. Clarín. Disponível em: https://www.clarin.com/opinion/incendios-vez-corrientes_0_ZLh2LJL5rl.html [Acesso eml 21 de fevereiro de 2022]
Nuestras Fibras. Animaná. Disponível em: https://animanaonline.com.ar/pages/nuestras-fibras [Acesso em 20 de fevereiro de 2022]
Imagem:
Midiendo la sequía en Sudamérica. NASA. Disponível em: https://ciencia.nasa.gov/midiendo-la-sequ%C3%ADa-en-sudam%C3%A9rica [Acesso em 22 de fevereiro de 2022]
Comentarios