Todos ouvimos o termo e provavelmente também o vimos múltiplas vezes, mas podemos dizer exatamente o que é? UPCYCLING é o ato de introduzir resíduos como insumo num sistema produtivo e usá-los como material de base para criar um item manufaturado de alto valor.
100 % reuse patchwork Recuperado de http://prismofthreads.blogspot.com/2013/02/quilts-on-drugs.html
Já é bem conhecido o enorme rastro de poluição que a indústria fashion deixa a cada passo, com sua pegada insustentável de água e carbono, os níveis de toxicidade e as imensas quantidades de detritos, a busca por alguma solução não é questionada. Então, upcycling vem como uma solução para a gestão da redução de resíduos e da otimização da vida útil do produto.
Apesar da prática não ser nova (como estamos familiarizados com remendos sendo usados para reparar os joelhos de uma calça gasta), o termo foi reclamado pelo movimento fashion sustentável e deixou de ser uma ideia rechaçada, que era frequentemente associada à falta de recursos para adquirir roupas novas, para esse novo conceito relacionado à originalidade e ao estilo próprio. Upcycling é divertido, genial e, o mais importante, é melhor para o meio ambiente.
Além da vantagem da gestão de resíduos, há um lado do upcycling que poderia adicionar a integração do aspecto social da sustentabilidade na equação, já que precisa da participação de artesãos para pôr em movimento processos e práticas criativos. Assim, essa forma alternativa de produção, que enriquece a comunidade local e o ambiente, parece ser uma boa opção quando repensamos o modo pelo qual produzimos e administramos nossos resíduos.
Agora é o momento para pensar como integrar essa nova prática para compensar o desperdício, que é subproduto do sistema fashion atual.
O incrível a respeito do upcycling é que ele não se aplica somente à moda, nós podemos reciclar qualquer coisa com o upcycling, em qualquer lugar e em qualquer momento. Então, se você for um consumidor direto, você pode agir da seguinte maneira:
Escanear o seu armário e identificar material potencial que você poderia usar para um projeto DIY (faça você mesmo) ou doar para centros especializados em upcycling.
Ser corajoso. Talvez você não saiba muito sobre moda ou costura, mas... Você pode ser audacioso o suficiente para tentar uma ajuda do YouTube.
Comunidades e artesãos podem auxiliar bastante. Talvez seja com a sua avó ou talvez com um grupo de facebook, falar com alguém que sabe um pouco mais pode ser de grande ajuda.
Deixar que a sua mente explore as possibilidades. A beleza do upcycling é a criatividade que vem com ele, aproveite o processo!!! Deixe que as raízes do seu estilo cresçam enquanto você ajuda o meio ambiente a florescer.
Referências:
Koch, K. (20019). Clothing upcycling, textile waste and the ethics of the global fashion industry. ZoneModa Journal, 9(2), 173-184.
Comments